• 1

    s/açucar artificial

  • 2

    baixo colesterol

  • 3

    baixas calorias

  • 4

    alta fibra

Copyright 2024 - 3e.med.br

O Colesterol faz parte de quase todas as células animais e hormônios dos mamíferos. Por isso são alimentos ricos em colesterol LDL (RUIM):

Gordura animal de mamíferos e Aves

Pele de mamíferos e Aves

Víceras de mamíferos e aves:- coração, fígado, rim, cérebro, intestino, estomago, lingua, sangue

Gordura do leite e laticíneos

Frutos do mar por se alimentarem de animais ricos em colesterol

Ovos tem HDLcolesterol (Bom) e LDL (colesterol RUIM)

Alimentos ricos em HDL (colesterol Bom) e mudança de hábitos que também o fazem

Peixes são ricos em ômega 3 e 6 que melhoram o HDL

Azeite de oliva também ajuda a aumentar o HDL

Bebidas ricas em revesterol  contidos no suco de uva TINTO e no vinho TINTO aumentam o HDL colesterol

Atividade física AERÓBICA aumentam o HDL colesterol

 

Por isso uma dieta de baixo LDL colesterol deve EVITAR ou usar só pequenas Porções principalmente de:

Carnes de gado vacum  e aves após retirar toda a gordura visível.

Evitar carne de porco já que a disponivel no Brasil não é MAGRA e se tiver que a consumir preferir o Lombo.

Evitar os produtos de carne pois usam todas as víceras, pele, carne próxima a ossos de alto LDL colesterol:

Linguiça, Salames, Presuntos em todas as suas variações, salsichas, almondegas, hamburgueres industriais, nuguets e suas variantes.

Evitar Leite INTEGRAL, Manteiga, Creme de leite, queijos amarelos (Quanto mais curados, mais concentrados e ricos em LDL Colesterol.

Evitar as Várias versões de guizado de carne (Strogonoff, Goulash e a nossa feijoada por exemplo). Se feitas devem usar carne magra e evitar molho branco a base de creme de leite. Preferir fazê-lo com leite desnatado ou Yogouth Desnatado e usar pequenas porções.

PREFERIR USAR:

Leite e yogurt desnatados, queijos Brancos e desnatados (Versões Diet) são POBRES em colesterol e devem ser usados.

As carnes devem ser selecionadas pessoalmente no seu fornecedor sem a pele e gordura aparente. Carne moida deve ser feita dos fragmentos dessa carne sem gordura ou de músculo após a retirada de pele e gordura.

Carne de aves não tem menos LDL colesterol e inclusive fica escondida dentro da carne e devem ser preparadas em frigideira antiaderente com um pouco de água e tempêro, pois ela se frita na própria gordura. O uso da fritadeira sem gordura pode eventualmente ressecar essa carne.

Toda carne feita na forma de assado de panela (Frango e Carne de gado vacum) não devem ser feitas com batata, mandioca, macarrão, legumes que adsorvem a gordura e a escondem. Esses acompanhamentos devem ser acrescentados em um segundo tempo pré cozidos e só acrescentados após se dar tratamento ao môlho: quando no cozimento haja cêrca de 3 dedos de Líquido.  A parte líquida deve ser retirada para vasília a parte e colocada para congelar. Com esse tratamento a gordura se destaca como camada branca na parte superior do frasco com aspecto de creme ou sorvete, que pode ser retirada com faca ou colher. O restante do môlho com aspecto de gêlo pode ser devolvido a panela e daí juntado o acompanhamento do assado / guizado. Esse tratamento reduz colesterol e valor calórico do prato criado.

Em caso de produto de carne preferir usar presunto de perú e carne de perú.

Lembrar que todos doces que usam creme de leite, manteiga e gema de ôvo tem alto colesterol. Lembrar também o chocolate que quanto mais trufado em mais colesterol na forma de creme de leite ou gorduras hidrogenadas (Cuidado com as Trans). Lembrar também dos sorvetes cremosos que não sejam feitos a base de gelatina, tem alto colesterol ou gordura trans.

CUIDADO com restriçoes extremas:

De laticínios pois de  necessita 4 porções magras destes por dia para oferecer a oferta mínima diária de Cálcio.

Carne de gado vacum que oferece ferro principamente nas mulheres que tem perdas sanguíneaspor via vaginal nas menstruações necessitando a reposição de ferro de origem animal (carne vermelha) pelo menos 3 porções por semana alé de aumentar alimentos vegetaiis ricos em Ferro: Leguminosas(Feijão, Vagem, soja, Fava, etc) e milho.

Cuidado com o uso de laticinios (Queijos) com Carnes, pois o cálcio do laticinio atrapalha a absorsão do Ferro e Vice-versa

 

 

f t g